Ir para o conteúdo principal
  1. Posts/

Encontrei o Livro que conta a história da minha cidade

·364 palavras·2 minutos
blog osasco
Caio Amaral
Autor
Caio Amaral

Livro escrito pelo primeiro Prefeito da Cidade de Osasco sobre a cidade e sua gente.

osasco: sua história e sua gente. Capa.

Eu procurei esse livro por um tempo, achei na estante virtual por R$60, sem fotos, e não me animei por comprar. Melhor esperar.

Hoje fui no dentista e na volta passei na frente de um sebo. Entrei e fiz uma coisa que eu nao faço: fucei na pilha de promoções. Essa pilha tem livros de todos os tipos em estados de conservação que vão do mal conservado, passando pelo sujo até chegar aos livros se desintegrando. Sei lá porque, mas eu decidi olhar nessa pilha.

A pilha de promoções estava maior do que o de costume, o que significa que alguns livros novos foram adicionados a pilha. Alguns não estavam em estado tão deplorável como é de praxe. Na hora eu não pensei em nada disso, só achei que devia dar uma olhada nos livros.

Em meio a livros de influenciadores, uns livretos de auto-ajuda para mulheres e uma montanha de livros do Fernando Sabino - sabe-se lá porquê - achei esse exemplar da foto. Fiquei tão contente que quando dei por mim eu tinha grunhido e batido com o livro na pilha de livros da promoção.

osasco: sua história e sua gente. Capa.

Estou muito contente por ter conseguido achar o livro em bom estado e a um preço beeeeeem baixo: R$2,50 (dois reais e cinqüenta centavos).

Uma das coisas que mais me agrada no livro é ter sido escrito pelo primeiro prefeito de Osasco, não um sociólogo me vendendo uma narrativa ou se fazendo de coitadinho. Em certo momento o autor talvez tenha sido o homem mais poderoso da cidade, não é um rejeitado querendo se vingar do mundo com um texto rancoroso, é um homem que foi bem-sucedido e que amou a sua cidade.

A primeira edição foi publicada pelo próprio autor, numa editora que ele mesmo criou. A minha edição, que eu não dizer qual é, parece bem amadora. Não tem folha de rosto nem dados editoriais. Pela qualidade da impressão, eu acho que ela é do começo dos anos 2000. No livro não temos informações sobre ano de publicação, distribuição, ISBN….nada.

De qualquer forma, posso aprender mais sobre essa minha cidade.