Eu fiz um fansite... e me empolguei
Criei um fansite sobre a banda First of October.
Em 2023 eu comecei a me interessar por desenvolvimento de sites e self-hosting. Eu sentia que esse poderia ser um espaço para desenvolver idéias ainda nao explorado por mim. A vontade de criar sites interessantes, isto é, a vontade de criar experiencias interativas por meio de sites fez eu me enveredar nesse meio.
Criei alguns projetos como um site que mostra vídeos aleatórios do Red Letter Media, um museu de thumbnails e prints, e outros projetos que eu listo na minha página de projetos (nem todos funcionam).
Eu criava sites, quebrava sites, criava outros sites… um desses sites foi um fansite sobre a banda First of October - um duo americano-canadense que se reune uma vez ao ano para comporem, tocarem e gravarem um album inteiro em apenas um dia (12 horas).
O projeto seria, inicialmente, uma página reunindo os vídeos que eles lançam todo ano: 1 vídeo de making of, e 1 especial com todas as músicas do álbum novo. Mas o projeto pedia mais. Criei uma página nova para o site, um Music Player que por baixo do capô usa o player do youtube. Todo o conteúdo de vídeo e música é distribuído pelo youtube e vem dos canais oficiais da banda. Os vídeos são públicos então eu não infrinjo direitos autorais e blablablá.
No fim de 2024 comecei a me interessar por Zines. Acho esta mídia bastante interessante e vejo como ela traz oportunidades de expressão e criaçao artística únicas. - Já ouvi isso antes.
Da mesma forma que eu me interessava pela criaçao de sites antes de ter um site que eu quisesse criar, eu me interessei por zines sem ter uma zine que eu quisesse confeccionar. Decidi fazer zines de coisas que eu gosto. Mais uma vez eu decidi homenagear a banda. Criei a zine e mais tarde eu criei uma página nova para o fansite para download da zine.
Comunidade #
Apesar de estar satisfeito com o projeto, eu fiquei bastante receoso em divulgá-lo ao público. Eu mandara o site para uns conhecidos enquanto o mantinha longe dos olhos de estranhos. Mas onde estaríam os fãs de FOO? Encontrei alguns deles no subreddit não-oficial da banda, o r/FirstOfOctober.
Confesso que tenho certa antipatia pelo reddit. O sistema de karma deles torna as interações pouco naturais. Todo mundo tenta tomar cuidado pra não pisar no coleguinha e o farm de upvotes (o ’like’ da plataforma) é constante. Isso estimula certa vaidade e uma certa toxicidade mascarada. Mas não estou aqui pra falar mal do Reddit, falemos dos fãs.
O subreddit tem 377 membros não muito ativos. Os posts são memes esparços fazendo referência às músicas, tierlists de músicas da banda, discussões sobre Greg - personagem fictício presente em várias canções. Imagino que lá pro meio de Setembro o fórum tenha um aumento no número de postagens e comentários, afinal a banda está prestes a gravar seu novo album - mas está bem parado no começo de 2025.
Apesar do meu receio, me aproximei da comunidade. Inicialmente eu pedi feedback numa página da zine que apresentava algumas estatísticas sobre a banda (acima). Depois, mais confiante, criei uma postagem apresentando o fansite aos fãs. O fansite foi extremamente bem recebido e foi colocado como post em destaque - é o único post marcado como Community Highlight até o momento. Todo mundo que acessa esse subreddit vê minha postagem no alto das demais. Me sinto lisonjeado.
Liçoes #
Como todo projeto, bem-sucedido ou nao, é possível aprender algo com o processo e com o nosso esforço em torná-lo realidade.
Criando em público #
Apesar de eu não fazer devlogs, nem ter muito alcance online, o fato de eu manter o site online me faz voltar ao projeto de tempos em tempos. Por exemplo, todo ano a banda lança um album novo e eu faço update no site para acomodar o novo conteúdo. Nisso eu acabo interagindo com o código fonte do site e começo a reparar pontos de melhoria e coisinhas que eu deixei pra resolver no futuro. Quando isso acontece eu preciso decidir se o futuro é agora ou fica pro mês que vem…
Apesar de não ter interagido com a comunidade mais cedo, acho esse contato importante. É sempre bom conhecer pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que eu. Além de falar sobre o que eu gosto, posso aprender algo novo e compartilhar informações com os demais fãs. Todos ganham.
Idéias se multiplicam #
O projeto do fansite virou vários projetinhos amarrados no fansite, que acabou virando um hub de projetos. Isso deu um aspecto mais bem-acabado e intencional à coisa toda. É como se desde o começo a zine fosse parte vital do projeto, eu só não tinha percebido. Hoje se o site não tivesse a seção de download da zine, me pareceria inacabado, pobre. O que me faz pensar:
O que falta? O que estou esquecendo?
Enquanto digito estas linhas me ocorreu que não tenho uma seção de letras no site… que vacilo… idéias se multiplicando em tempo-real:
Idéias para o fansite #
- Seção de letras (mini letras.mus)
- Mostrar letras durante a execução das músicas
- Watchparty no cytube do novo album (em novembro)
Incomodar Rob e Andrew a fim de mostrar o site pra eles e saber quais as músicas favoritas deles- Melhorar o sistema de playlists do Music Player
- Shuffle mode no Music Player
- Adicionar link para o perfil da banda no Spotify
Conclusão #
Em Roube como um artista Austin Kleon recomenda aos leitores que escrevam cartas de fã públicas. Isto é, que produzam conteúdo falando das coisas que eles gostam, das pessoas que os inspiram e projetos que os interessam - e que façam isso pra todo mundo ver. Diz o autor que isso te aproxima dos seus ídolos, de outros fãs, além de ser uma oportunidade de criação e isso, por si só, gera novas idéias e novos trabalhos.
Concordo 100%.
Eu falo um pouco sobre o fansite no meu site de experimentos e projetos pessoais.
Fansite está disponível neste link.