Ir para o conteúdo principal
  1. Posts/

Porque Eu Criei Um Home Server

·879 palavras·5 minutos
tech big tech soberania autonomia
Caio Amaral
Autor
Caio Amaral

Introdução
#

Ao longo dos anos muitos fatores me levaram a criar um Home Server, eis aqui um breve resumo destes fatores e uma breve descrição do meu Home Server atual.

Cloud
#

Há mais de uma década eu utilizo armazenamento de dados na nuvem. Acho que a maioria das pessoas que trabalham com tecnologia tem uma experiência parecida. Armazenamento de dados na nuvem é muitíssimo conveniente: seus arquivos a salvo na mística e indestrutível nuvem que é mantida por uma grande empresa especializada em armazenamento e segurança de dados.

Mas a realidade é um pouco diferente da propaganda

Inúmeros vazamentos e ataques aos serviços de armazenamento na nuvem minam essa credibilidade e indestructibilidade aparentes do serviço (vide links no fim deste post).

Em anos recentes eu tenho sincronizado meus dados entre múltiplos dispositivos utilizando o Dropbox. Um serviço bom, apesar das suas limitações.

Dropbox planos

Uma limitação que me atrapalhou um pouco foi a de sincronizar meus arquivos em apenas 3 máquinas. EU tenho um notebook com Arch e Windows 10 em dual boot, um PC com Windows 10 no qual eu trabalho e jogo e um notebook menorzinho, bem fuleiro, com Arch. Eu não poderia sincronizar meus dados entre meus dispositivos, tive de optar por não sincronizar no fuleiro, o que não me agrada. O notebook menor é o notebook que eu gostava de usar para escrever fora de casa e acabei abandonando esse hábito. Sincronizar meus arquivos no celular também ficou fora de questão.

Ano passado (2023) eu decidi imprimir em pdf e salvar prints e vídeos de notícias durante o ano todo. Pretendo disponibilizar este material ao público em breve. Esse material logo excedeu meu “limite” de armazenamento no dropbox. y Eis que me é oferecido o famigerado UPGRADE sob pena de não ter acesso aos meus arquivos que excedessem os mesquinhos 2GB de armazenamento gratuíto. Considero pagar pelo upgrade, mas eis que vejo os preços:

Dropbox preços

R$600 (seiscentos reais) anuais… Vendo este valor na tela me ocorre: será que não vale mais a pena eu ter um servidor de arquivos próprio? Namorei esta idéia por algum tempo. No meio do nosso namoro o projeto no qual eu trabalhara durante os últimos 18 meses foi concluído e me vi no olho da rua. Sem pressão.

Soberania
#

Há anos eu acompanho canais como Luke Smith e Mental Outlaw. Um tema em comum entre eles é a idéia de soberania sobre a tecnologia. Você deveria ser dono das suas coisas, não um mero usuário. Você deveria ser capaz de compreender, manter e utilizar as ferramentas do seu dia-a-dia de maneira efetiva e responsável.

Luke Smith

Mais cedo neste post eu menti quando disse que rodo Arch nos meus notebooks. Sendo 100% sincero eu rodo Larbs (Luke’s Auto-Rice Bootstrapping Scripts) sobre Arch. O Ambiente criado e mantido por Luke Smith é fenomenal. O que me prendeu a ele foi a simplicidade e a ausencia quase obsessiva de excessos (bloat). As aplicações e programas fazem uma coisa, fazem-no muito bem, muito rápido e utilizando poucos recursos do sistema.

Por meio de Luke Smith eu tive contato com a filosofia/paradigma/clube dos rapazes chamado suckless que tem por objetivo criar software simples, de código aberto, extensível, minimalista e com foco no usuário de tecnologia (programador), não em normies. Se você vai utilizar um programa suckless, deve entender o que ele faz antes de baixá-lo, compilá-lo e instalá-lo. Essa proposta me agrada muito.

Censura e Termos de Serviço
#

Outro fator que me influenciou foi a censura cada vez mais escancarada e a negação de serviços por supostas violações aos cada vez mais obscuros e arbitrários Termos de Serviço. Quem em sã consciência gostaria que políticos - eleitos ou não - e empresas decidam o que você pode ou não dizer, que serviços você pode ou não utilizar e com quem você pode ou não interagir e fazer negócios?

Olavo de Carvalho tem conta do paypal encerrada
Lojas de compra e venda de moedas tem suas contas bancárias encerradas

Mais do que um servidor de arquivos
#

Quando comecei a estudar sobre minhas alternativas, descubro que poderia criar um servidor com mais usos do que apenas hostear meus arquivos. Acabei criando um Home Server.

Hoje (2 de Janeiro de 2024) meu Home Server roda num Raspberry Pi 4, com 4GB de ram rodando apenas na minha rede local. É o bastante para minhas necessidades. Sincronizo meus arquivos com Syncthing e tenho uma instância do libreoffice rodando num container do docker. Uso o Sistema Operacional Umbrel, feito para Home Servers, e com ênfase especial em Raspberry Pi. Gosto dele, mas não sei se se o manterei. Testei o YUNO Host, que oferece mais opções out-of-the-box, porém emperrou quando tentei rodar o servidor numa máquina velha.

Conclusão
#

Estou na fase de descobertas desse meu interesse por Home Servers. Tudo o que eu aprendo é coisa nova, ainda não sei o que não consigo fazer e este sentimento de explorar um vasto território é excitante e trás consigo inúmeras possibilidades.

Sei que meu Home Server nunca estará concluído pois haverá novos serviços que eu quererei testar, novas funcionalidades a serem adicionadas, migrações, tecnologias obsoletas a serem substituídas, etc… Essa perspectiva talvez me desanimasse em anos passados, mas hoje eu encaro o estado das coisas como um problema a ser resolvido num futuro próximo - é o que é.

https://www.theguardian.com/technology/2016/aug/31/dropbox-hack-passwords-68m-data-breach https://terranovasecurity.com/blog/dropbox-breach/ https://www.cloudwards.net/dropbox-security/ https://www.bleepingcomputer.com/news/security/dropbox-discloses-breach-after-hacker-stole-130-github-repositories/ https://securityboulevard.com/2022/01/massive-wave-of-hackers-exploiting-comments-in-google-docs/ https://rehack.com/cybersecurity/was-google-docs-hacked/ https://fortune.com/europe/2023/06/18/microsoft-confrims-outlook-onedrive-outage-was-hack-cybersecurity-anonymous-sudan-russia/ https://www.zdnet.com/article/spy-group-abuses-microsoft-onedrive-to-steal-credentials-in-hack-and-leak-campaigns/ https://old.reddit.com/r/onedrive/comments/12vigdi/beware_hackers_are_hacking_into_onedrive_accounts/ https://cybernews.com/cloud/hackers-could-use-onedrive-permission-to-read-company-documents/